Os rumos da Educação a Distância (EAD) nunca estiveram tão definidos no Brasil. De acordo com estudo realizado pela SAGAH, em parceria com a Educa Insights, a modalidade deve superar os cursos presenciais e alcançar 51% do mercado em 2023.

Para quem optou por esse tipo de curso, o crescimento não é uma surpresa, já que não faltam bons motivos para reforçar a escolha certeira por essa modalidade. Os cursos EAD têm a mesma qualidade do ensino presencial e proporcionam diferenciais importantes, como metodologia inovadora, interação e inclusão.

Vale lembrar que a Educação a Distância deve seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo governo e não há qualquer diferença entre o diploma de quem opta por um curso presencial e o diploma de um curso a distância. No caso de cursos livres e técnicos, a regulamentação é feita pelos Conselhos Estaduais de Educação, enquanto os de nível superior são avaliados pelo MEC.

Com metodologia que une teoria à prática, flexibilidade de horário à comodidade para o aprendizado, o Centro Universitário Senac obteve nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e os cursos demonstram total alinhamento ao perfil do profissional do futuro exigido pelo mercado.

 Ambiente virtual

O Senac EAD se destaca por oferecer um ambiente virtual com interface moderna, dinâmica e acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.

A qualidade dos materiais didáticos desenvolvidos é garantida pelo envolvimento de uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, designers educacionais, designers de multimídia, programadores, ilustradores, editores e revisores. Faz parte também desse processo, em parceria com a Editora Senac, os especialistas, mestres e doutores, responsáveis pelo conteúdo das disciplinas. Os alunos também têm acesso a uma biblioteca virtual, com mais de 13.000 títulos disponíveis.

Mais de 70% dos professores do corpo docente são mestres ou doutores e são responsáveis pela mediação pedagógica. Além disso, há um tutor para cada curso, que fica à disposição do aluno para esclarecer dúvidas. Esse profissional complementa a função do professor que ministra as aulas, aplica provas e propõe atividades e exercícios.

Além disso, o Senac EAD conta com o Programa de Ambientação, que prepara o aluno para estudar na modalidade a distância e com a metodologia do Senac. É uma proposta inovadora, de acolhimento e retenção, voltada aos alunos calouros da graduação EAD, que oferece uma experiência de integração ao processo de ensino e aprendizagem EAD do Senac. Após ser convocado para a matrícula (aprovado no processo seletivo), o candidato já será direcionado para o ambiente virtual de aprendizagem. Ali, ele terá acesso aos primeiros contatos com a instituição, coordenação do programa, orientações de como estudar e organizar sua rotina.

Processo seletivo

O Senac EAD oferece os cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, além de Licenciatura em Pedagogia. A instituição também oferece uma grande variedade de cursos de tecnologia: Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão Comercial, Gestão em Processos Gerenciais, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Logística e Marketing.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita no site do Senac EAD até o dia 3 de fevereiro de 2019. Após fazer a escolha, o candidato deve optar pelo local do polo de ensino de sua preferência, isto é, onde fará as avaliações presenciais exigidas pelo programa. Todos os polos do Senac EAD são próprios da instituição, contando com mais de 290 espalhados pelo país.

É possível ingressar na Graduação Senac EAD por meio de uma redação on-line ou utilizando a nota do Enem. E, para quem já tem diploma de graduação, é possível se matricular sem fazer novo vestibular. Se você é aluno de outra instituição de ensino e tem interesse em ingressar em cursos de graduação do Senac EAD, você também pode solicitar a transferência de curso.

Além da Graduação, o Senac EAD também oferece cursos técnicos, livres, pós-graduação e extensão universitária a distância, contando com um portfólio de mais de 250 títulos. Acesse https://www.ead.senac.br/ e saiba mais.

Fonte: R7 Notícias