Mestrado Profissional

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Pastoral, e suas linhas de pesquisas voltadas para a leitura e ensino da Bíblia, e para a organização e o cuidado pastoral, busca suprir necessidades específicas, por meio de uma formação técnica e profissional.
Mestrado Presencial
O Mestrado Profissional é oferecido em parceria com as Faculdades Batista do Paraná, com aulas presenciais realizadas em Curitiba/PR e tutoria em Niterói/RJ. Trata-se de uma modalidade de curso relativamente nova no Brasil, e pouco conhecida, ainda que já existam mais de setecentos cursos espalhados pelo território nacional. Assim, é interessante ver o que a própria CAPES diz a seu respeito. No site da CAPES (www.capes.gov.br), entre as perguntas frequentes está a seguinte definição, com nosso destaque: “Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002)”.

Proposta Geral

As Faculdades Batista do Paraná, contando com sua experiência adquirida nos mais de 75 anos de atuação na área teológica, e buscando atender às demandas e exigências do cenário brasileiro, resolve disponibilizar aos profissionais da área teológica, pastores, líderes eclesiásticos, diretores de instituições, e professores de teologia, ensino teológico de alto nível, por meio do Mestrado Profissional em Teologia.

O curso surge da necessidade constatada. São milhares de instituições religiosas, entre igrejas, ONGs e associações, espalhadas pelo território brasileiro e são poucos os cursos, em nível de mestrado, que preparam aqueles que atuam como seus organizadores, administradores, capelães, educadores, gestores e líderes espirituais. Na Convenção Batista Brasileira, por exemplo, órgão do qual fazem parte as Faculdades Batista do Paraná, estão reunidas mais de 12000 igrejas, sem contar as diversas escolas e instituições sociais. Em contra partida, para oferecer um ensino especializado para os que estão à frente destas organizações, não há nenhum outro Curso de Mestrado.

Assim, com a implantação do Curso de Mestrado Profissional em Teologia, oferecido em blocos, com encontros presenciais em duas semanas intensivas a cada semestre, a Faculdades Batista do Paraná, se propõe a atender a profissionais interessados oriundos das mais diversas regiões. Também contribui de forma significativa para a melhoria da condução das instituições aqui destacadas e outras similares.

Objetivo Geral

O Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná visa à formação teológica em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a prática ministerial desenvolvida nas igrejas, organizações sociais, ONGs, e instituições religiosas.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Teologia Pastoral

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Pastoral, e suas linhas de pesquisas voltadas para a leitura e ensino da Bíblia, e para a organização e o cuidado pastoral, busca suprir necessidades específicas, por meio de uma formação técnica e profissional. Isto sinaliza para a necessidade de um estudo aprofundado de matérias relacionadas com a prática pastoral, as quais envolvem, entre outras, disciplinas de hermenêutica, de homilética, de gestão de pessoas, técnicas de aconselhamento, técnicas de ensino, tipos de liderança, e questões que levam o estudante de teologia a dialogar com campos da filosofia, psicologia, pedagogia, história e outros, que colaboram, positivamente, com o preparo do estudante para uma melhor atuação profissional, mais humana, eficaz e condizente com a realidade social da atualidade.

Em resumo, pode-se dizer que a área de Teologia Pastoral visa o estudo aprofundado da teologia, voltado para a teoria e prática ministerial das igrejas e instituições religiosas atuantes no contexto brasileiro e latino americano.

Objetivos Específicos

O Programa de Mestrado Profissional em Teologia tem por finalidade:

1. Formar profissionais pós-graduados aptos a elaborar novos conhecimentos e processos no campo da respectiva área de concentração;
2. Qualificar e aperfeiçoar profissionais dentro de uma perspectiva de educação continuada;
3. Habilitar profissionais a atuar como multiplicadores e prestar assessoria no campo da respectiva área de concentração.
4. Criar condições para a reflexão teológica sobre temas da contemporaneidade e que são afetos à prática ministerial a ser exercida.
5. Estimular a pesquisa na área da Teologia da Prática Ministerial.

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Pastoral, e suas linhas de pesquisas voltadas para a leitura e ensino da Bíblia, e para a organização e o cuidado pastoral, busca suprir necessidades específicas, por meio de uma formação técnica e profissional.

AS LINHAS DE PESQUISA E SUAS DISCIPLINAS

O curso, atualmente, conta com apenas uma área de concentração, que é a Teologia Pastoral, a qual é tratada em duas linhas de pesquisas: A primeira é “Leitura e Ensino da Bíblia”, e a segunda é “Organização e Cuidado Pastoral”. Segue a distribuição de disciplinas e seus créditos, dentro de cada linha de pesquisa. As disciplinas se dividem em obrigatórias e optativas. As optativas, ainda que estejam direcionadas para cada uma das Linhas de Pesquisa, abrem oportunidade para que o estudante contribua para a construção de seu próprio currículo, optando, quando lhe for conveniente, por disciplinas da outra linha de pesquisa que não a sua.

Linha de Pesquisa 1: Leitura e Ensino da Bíblia

O cristianismo, assim como outras religiões, tem boa parte de sua fundamentação prática e teológica, em um conjunto de livros. A Bíblia, ainda que seja o livro, no sentido de sua totalidade, mais comum entre os cristãos, é de grande complexidade, o que pode levar a interpretações equivocadas e, até mesmo, perigosas. Reconhecendo as dificuldades específicas que envolvem a leitura e o ensino da Bíblia, e também a sua importância para o cristianismo e sociedade como um todo, esta linha de pesquisa procura desenvolver o conhecimento aprofundado da interpretação da Bíblia como fundamento teológico/doutrinário para a prática da Igreja no decorrer dos séculos e na atualidade.

Linha de Pesquisa 2: Organização e Cuidado Pastoral

Ainda dentro da área de Teologia Pastoral, o curso também trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Organização e Cuidado Pastoral”. Ela parte da constatação de que as igrejas e instituições religiosas, de forma profissional ou amadora, naturalmente, estão envolvidas tanto com a organização de suas atividades e unidades eclesiásticas, como com a orientação, suporte social, e cuidado espiritual de seus membros e comunidade em geral. Assim, visando um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nestas atividades, a linha propõe, direciona e estimula o estudo e a aplicação da teologia na organização institucional das igrejas e no cuidado pastoral de seus membros, buscando o apoio das técnicas modernas da administração, da liderança, da gestão de pessoas, do aconselhamento psicológico, e da orientação espiritual.

Documentos necessários:

Atenção: Para a realização da prova é necessário que o aluno envie previamente por correio a relação abaixo (Cópias Simples) para uma primeira análise. Após a aprovação o aluno terá que apresentar os mesmos documentos, mas desta vez autenticados, sendo obrigatórios para matrícula.  

1) Formulário do candidato;
2) Três cópias do Projeto de Pesquisa, conforme modelo fornecido pela instituição;
3) Três cópias do Curriculum Vitae, com destaque para as atuações acadêmicas e ministeriais, conforme modelo fornecido pela instituição;
4) Cópia autenticada de diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou documento equivalente acompanhado do respectivo histórico escolar;
5) Três fotos 3 X 4;
6) Cópia autenticada da carteira de identidade (RG) e do CPF;
7) Cópia de comprovante de residência;
8) Cópia autenticada da Certidão de Casamento ou Nascimento;
9) Recibo do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00.

Inscrições Abertas até 30/10/2017

 

SELEÇÃO

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Pastoral, oferece um total de 36 vagas, divididas em 18 para a Linha de Pesquisa 1: Leitura e Ensino da Bíblia e outras 18 para a Linha de Pesquisa2: Organização e Cuidado Pastoral. O candidato a uma das vagas deve optar por uma das linhas de pesquisas ao fazer a sua inscrição.

Critérios para Seleção:

1) Análise do Projeto de Pesquisa e entrevista (Nota de 0 a 10, com peso de 40%);
2) Prova de conhecimentos (Nota de 0 a 10, com peso de 30%);
3) Prova de Inglês ou Espanhol (Nota de 0 a 10, com peso de 20%);
4) Análise Curriculum Vitae (Nota de 0 a 10, com peso de 10%).

Suporte ao Candidato:

Com intuito de prestar um melhor auxílio aos candidatos, a FABAPAR lança a Plataforma Virtual de Atendimento, que terá como objetivo dar suporte à construção do pré-projeto, aos estudos para prova de conhecimentos e à entrevista. Nela você terá um fórum para discussões e debates, arquivos auxiliares e um tutor para tirar suas dúvidas. Isso tudo sem custo adicional. É a FABAPAR te preparando para o processo seletivo Mestrado 2017.

Observações:

É obrigatório a leitura do arquivo “INFORMAÇÕES GERAIS” disponível abaixo em “ARQUIVOS PARA DOWNLOAD”:

  •  A bibliografia básica para a prova de conhecimentos da Linha de Pesquisa1:
    – GRUDEM, Wayne; COLLINS, C. John; SCHREINER, Thomas R. (Org.). Origem, confiabilidade e significado da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013. 204 p.
    – GUSSO, A. R.; RUPPENTAL NETO, W. (Org.) Em busca do significado. Curitiba: Núcleo de Publicações FABAPAR, 2016 258 pág. Para o processo seletivo ler apenas os capítulos: I (p.7-30), II (p.35-55), V (p.107-125), VIII (p.155-176).
  • A bibliografia básica para a prova de conhecimentos da Linha de Pesquisa 2:
    – GONZÁLEZ, Justo L. Ministério: vocação ou profissão. O preparo ministerial ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Hagnos, 2012.
    – SOUZA,, E. S.; RUPPENTAL NETO, W. (Org.) Cuidando de Vidas: pesquisa nas áreas de teoria e prática do cuidado Pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações FABAPAR, 2016 202 pág. Para o processo seletivo ler apenas os capítulos: II (p. 29-46), III (p.47-59), IV (p.61-75), VI (p.91-103).

*Os livros: Em Busca do Significado e Cuidando de Vidas são obras do Núcleo de Publicações FABAPAR por isso todos os inscritos receberão gratuitamente uma das unidades, condizente com a bibliografia básica de sua linha de pesquisa.

Arquivos para Download:

Informações gerais

Regimento

Ficha de Inscrição – Mestrado

Modelo de Currículo

Modelo de Projeto

Edital Vagas Remanescentes

Taxa de Inscrição
R$ 150,00
Local da Prova

(1) NITERÓI (RJ) Seminário Teológico Congregacional de Niterói Av. Visconde do Rio Branco, 309 – Centro, Niterói

(2) CURITIBA (PR) Faculdades Batista do Paraná Av. Silva Jardim, 1859 – Água Verde, Curitiba

(3) IJUÍ (RS) Faculdade Batista Pioneira R. Dr. Pestana, 1021 – Centro, Ijuí

Provas e Entrevista

06/11/2017
Prova de Conhecimento: 9h – 10h30
Prova de Inglês ou Espanhol: 11h – 13h
Entrevistas: 14h – 21h, conforme agendamento

Resultado
24/11/2017, a partir das 16h.
Matrícula
27/11/2017 a 08/12/2017
Início das Aulas
12/03/2018 a 23/03/2018
Local das Aulas Presenciais

FACULDADES BATISTA DO PARANÁ (FABAPAR)
Av. Silva Jardim, 1859 Água Verde, Curitiba (PR)

Contatos e Informações
(21) 4105-3469 | 971222348 | 998604151