O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno (matéria publicada pela revista Exame em 05/06/19). Mas não é só isso. Brasil também é o país que mais apresenta casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS. Não é uma questão dos outros, apenas – estamos diante de um problema global que está entrando nas nossas casas, atigindo as nossas famílias, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. E diante de um quadro que é tão delicado, não há dúvida: precisamos de ajuda; precisamos uns dos outros para encontrar ajuda.

Na ultima quarta (28/08), a EDUCCERE e a igreja Verdade e Graça promoveram o 1º encontro do projeto “A Vida é um Drama”, que oferece palestras, apoio e rodas de conversa sobre as questões que afetam o nosso tempo. O projeto tem como objetivo proporcionar a reflexão para que os participantes possam identificar as situações de crise, ansiedade e depressão. Professores, psicólogos, terapeutas, sociólogos e profissionais da saúde já se disponibilizaram para contribuir com suas experiências, sem a pretensão de oferecer respostas prontas, mas abertos ao diálogo para que homens e mulheres de todas as idades se sintam seguros para falar e compartilhar seus dilemas.

Nesse primeiro encontro, a psicóloga Valéria Figueiredo e o professor Leclerc Victer falaram sobre as tensões desse tempo e a real possibilidade de mudança e melhoria. Uma conversa franca sobre o desafio de perceber a si mesmo, de compreender o próprio coração e as demandas pessoais. Além disso, a empatia também foi tema de reflexão. Sobre o quanto temos andado apressados, preocupados, no “automático” o tempo todo, sem perceber o outro e tudo o que acontece ao redor. Cada participante foi incentivado a conhecer mais as pessoas, seus gostos, histórias e desejos.

“Quando estiver com uma pessoa da família, seu amor, um(a) amigo(a), com alguém… faça companhia, ria junto, entenda, perceba as dores, mostre que está ali, seja amigo… Não temos respostas prontas nem fórmulas, mas podemos romper a barreira da ausência e mostrar que realmente nos importamos” – afirmou a psicóloga Valéria na conclusão da conversa.

 

1. COMO FUNCIONA A PROPOSTA?

O Projeto oferece encontros como palestras e rodas de conversa sobre saúde emocional com duração média de 60 minutos, para que o tema seja abordado de uma forma adequada e objetiva. O encontro é mensal, oferecido em diferentes locais, de acordo com a disponibilidade dos palestrantes e profissionais envolvidos. Sempre com bate-papo, workshop e coffe-break. GRATUITO. Você pode comparecer e levar amigos para participar.

 

2. QUANDO E ONDE SERÁ O PRÓXIMO ENCONTRO?

:: Tema
Transtorno de ansiedade – como a inquietação impacta
a saúde e o que pode ser feito para apaziguar as crises?

:: Data
Quarta, 25 de setembro, às 20h

:: Local
Condomínio Parque dos Sonhos (Salão de Festas)
Estrada do Mendanha 2870 – Campo Grande (RJ)

Informações: 21 99954-4525 (whatsapp)

 

3. COMO POSSO PARTICIPAR?

O evento é gratuito – para participar, basta acessar o link abaixo, preencher a ficha de inscrição e confirmar presença. Se quiser levar convidados, preencha uma ficha para cada um deles.

QUERO CONFIRMAR A MINHA PARTICIPAÇÃO NO PRÓXIMO ENCONTRO