ENSINO 4.0

Como transformar o ensino na prática e na mente dos obreiros

WORKSHOP

ENSINO 4.0 – COMO TRANSFORMAR O ENSINO NA PRÁTICA E NA MENTE DOS OBREIROS

Se pensamos em educação, a pergunta central que temos de fazer é: que pessoa, que ser humano é esse que queremos formar? E não podemos pensar o ser humano dividido em partes ou fragmentado, muito menos numa contradição eterna entre sagrado e profano. Os pensadores do protestantismo acreditavam na colaboração entre eles, ou seja, na eterna conexão entre essas esferas da realidade social em prol de um mundo melhor. Os dois âmbitos não existem de forma estanque, ou mutuamente excludente, contraditória, mas fazem parte de um todo. Ambas as partes, representadas pela igreja e o Estado, têm que ser ouvidas e dar a sua contribuição para a formação dos cidadãos, que sempre está em transformação.

Para os reformadores, a educação era tratada como excelência: excelência moral, religiosa, profissional, nas artes e ciências. Era para todos, sem exceção: ricos, pobres, alfabetizados, não alfabetizados, piedosos etc. Essa era a grande novidade (sendo que os outros aspectos ainda concordam com os pais da igreja que são comuns a todos os cristãos).

Portanto, você que é professor, líder da área de ensino, pregador, discipulador e líder de grupos pequenos… ABRA A SUA MENTE e aprenda a organizar o ministério de ensino da sua igreja local. Prepare-se de forma prática e conceitual, através das melhores ferramentas e da troca de experiências – tudo isso para alcançar os melhores resultados.

PUBLICO ALVO

Todas as pessoas que desejam cooperar e desenvolver projetos na área de ensino.

METODOLOGIA

A abordagem diferenciada do curso se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, apropriação e discussão de inovações tecnológicas, valorização da interdisciplinaridade e no tratamento da educação baseada nos novos modos de organização da produção e valorização das questões contemporâneas.Exposição participativa, vivências e dinâmicas onde o grupo terá a oportunidade de interagir com o conteúdo de forma lúdica e educativa. A teoria abrange conceitos e técnicas que serão ilustrados com casos atuais e a apresentação dos desafios enfrentados na superação dos obstáculos encontrados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Os desafios da Pós-Modernidade
2) Cosmovisão cristã e a construção do pensamento
3) Planejamento e projetos de educação
4) Definição dos objetivos de aprendizagem
5) Clareza na ordem de aplicação
6) Aplicação de diferentes formas de transmissão
7) A importância da contextualização dos temas
8) Conexão dos temas com outras áreas do saber
9) Criação de exercícios, metas, atividades e oficinas

O QUE ESTÁ INCLUSO

  • Aula presencial (turmas com número limitado de alunos)
  • Material de apoio (textos, artigos, indicações ou apostila)
  • Certificado de participação digital