GESTÃO DE IGREJAS

Dicas práticas de gestão eclesiástica e financeira

WORKSHOP

GESTÃO DE IGREJAS – DICAS PRÁTICAS DE GESTÃO ECLESIÁSTCA E FINANCEIRA

A constante e crescente tensão entre dois extremos na compreensão sobre a natureza da Igreja afeta diretamente a maneira como é governada. De um lado, alguns que, em nome da essência relacional do evangelho, da sublimidade da missão, da profundidade existencial do conteúdo bíblico e da adoração contemplativa, sacam seu arsenal verborrágico contra toda expressão organizacional da Igreja, fixando-se obcecadamente na comparação inexata e parcial com empresas de mercado ou qualquer outro tipo de instituição. Do outro lado, aqueles que, em nome do Reino de Deus, da carência dos necessitados, do cumprimento de seu chamamento e de sua própria visão, voltam-se alucinadamente para a obtenção de resultados objetivos em seus ministérios, ignorando por completo a crítica dos primeiros, ou qualquer outro tipo de reflexão teológico-bíblica por considerarem iniciativas desse tipo absoluta perda de tempo.

Algumas das metáforas bíblicas utilizadas para definição da Igreja evidenciam essa dupla natureza. São figuras que reúnem ambas dimensões orgânicas e organizacionais: pedras (organizacional) vivas (orgânicas); lavoura (orgânica) e edifício (organizacional) de Deus; edificação (organizacional) do corpo de Cristo (orgânica); vinho (orgânica) em odres (organizacional); templo (organizacional) do Espírito Santo (orgânica); corpo (organizacional) vivo (orgânica). O grande desafio aos que governam, então, é conciliar essas duas realidades concomitantes. Não se levantar contra uma, como forma de exaltar a outra. Muito menos focalizar-se na outra, ignorando a existência da uma. Buscar as motivações santas e íntegras do coração na melhor excelência e destreza das mãos.

PUBLICO ALVO

Pessoas que cooperam e trabalham na área de Gestão ou que tenham interesse no tema.

METODOLOGIA

Curso rápido, linguagem simples, de fácil assimilação. Especialmente preparado para que você possa ensinar todos os membros da sua comunidade e, principalmente, os que trabalham na área administrativa e financeira, que terão a missão de ensinar pessoas. Exposição participativa, vivências e dinâmicas onde o grupo terá a oportunidade de interagir com o conteúdo de forma lúdica e educativa. A teoria abrange conceitos e técnicas que serão ilustrados com casos atuais e a apresentação dos desafios enfrentados na superação dos obstáculos encontrados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1)  Organização básica de uma igreja
2)  Os primeiros passos da organização contábil
3)  O papel da secretaria
4)  Missão, visão e valores
5)  Estrutura, liderança e ministérios
6)  Elaboração de orçamento
7)  Planejamento / Fluxo de Caixa
8)  Rotinas da Tesouraria
9)  Contas a pagar / Contas a Receber
10)  Indicadores de Desempenho

O QUE ESTÁ INCLUSO

  • Aula presencial (turmas com número limitado de alunos)
  • Material de apoio (textos, artigos, indicações ou apostila)
  • Certificado de participação digital